sábado, 19 de junho de 2010

As histórias desagradáveis parte 2

A segunda etapa tinha menos a ver com literatura, mais com produção. Problemas com readequação de orçamento, com a escolha da editora, com os prazos vencidos do FAC. Problemas pessoais, domésticos, vender casa, comprar casa. Problemas com as articulações enferrujadas de Pandora. M. indicou Amanda, da Guadalupe produções. Uma conversa ótima, muitas ideias, soluções viáveis, produção e assessoria de imprensa profissional para um projeto quase amador, quase artesanal.

Gabriel fez o projeto gráfico. Adaptou-se à teimosia, ansiedade, minha agonia em querer ver tudo pronto do jeito que eu achava que tinha que ser. Ficamos horas ajeitando a capa, fonte maior, cor, intensidade da foto. Escolheu a fonte (Fedra); diagramou; encaixou as imagens da décima primeira história; fez comentários pertinentes; fará a arte dos convites, do blog, do meu cartão de visita (finalmente, aos quase 50, não precisarei mais passar meu número do celular em guardanapos de papel).

Procurei Beth Cataldo, que tinha acabado de lançar o livro sobre os 50 anos de Brasília. Lanchinho light na varanda, muita conversa, dicas valiosas: a criação do blog, a Feira do Livro, lançamento em Brasília, fora, distribuição, divulgação, debate na Livraria X, etc.

Carol foi chamada para fazer as fotos da divulgação. Eu detesto posar, cara de buldogue, gordo demais, as rugas, as pálpebras caídas, o sorriso sem sal, péssimo, mas necessário. Depois de uma exaustiva e engraçada sessão, conseguimos. De quebra as imagens para os postais/convites do lançamento e debate.

Paralelo a isso as histórias sendo reescritas, cinco, dez, vinte vezes. Por fim caí na real. Tinha que sair, logo. Parei de ler. Depois da primeira boneca, além das correções gráficas, pequenas alterações. Nova impressão, mais correções. Até que tomei coragem de ligar para o Editor. Levei os arquivos, discutimos as condições, fechamos o contrato.

Ontem recebi a prova. As últimas correções. Colocamos cor na capa, aumentamos as fontes. O livro ficará pronto em uma semana. Falei com Amanda, precisa de 1 mês para o lançamento. Almir ajudou a escolher a foto da orelha, corrigiu o texto biográfico. O livro ficará lindo.

Nenhum comentário: