quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

curiosidades do mundo antigo - Esparta


Não foi à toa que, por séculos, os espartanos foram guerreiros mais temíveis do mundo antigo. O legislador Licurgo (cerca de 881 antes de Cristo) idealizou em Esparta um sistema de governo onde o ouro não circulava, os bens e terras eram compartilhados entre nobres e plebeus e as crianças, independentemente de sua origem, eram criadas comunitariamente de forma extremamente rigorosa.  A seguir, algumas observações (de curiosas a horripilantes, interditas e politicamente incorretíssimas) sobre o sistema educacional espartano:

Logo que nasciam as crianças espartanas eram afastadas dos pais e criadas e educadas coletivamente. Se fosse bela, bem formada de membros e robusta, era destinado à criança uma verba governamental para sua educação. Porém, se lhes parecia feia, disforme ou franzina, mandavam atirá-la a um precipício.

Os bebês eram lavados com vinho. Servia para experimentar-lhes a compleição e a têmpera. Para os espartanos, as crianças sujeitas à epilepsia, ou então catarrosas e doentias não resistiam ao banho de vinho e definhavam e caíam em langor. Ao contrário, as saudáveis tornavam-se mais rijas e mais fortes.

Quanto às letras, aprendiam somente o necessário. Ou seja, todo o aprendizado consistia em bem obedecer, suportar o trabalho e obter vitória em combate. Dormiam em esteiras fabricadas por eles mesmos, tanto no inverno quanto no verão.

Eram ensinados a furtar e a roubar. Se fossem descobertos, eram açoitadas em público. Certa vez um garoto furtou um raposinho e o escondeu debaixo da túnica. O bicho se debateu e esperneou, dilacerando com as unhas e os dentes o ventre e o peito do menino. Que não soltou um gemido nem largou o bicho. O pobre menino morreu ali mesmo, debaixo de uma mesa da sala de convívio dos adultos, das unhadas, da infecção e da hemorragia causada pelo bicho.

Depois dos 12 anos os meninos ganhavam uma túnica de corte simples por ano. Por isso viviam sujos e ensebados. Tomavam banho em certos dias do ano, quando os faziam gozar dessa doçura.

...

A partir dos 12 anos eram frequentados assiduamente por amantes, ou seja, rapazes mais galhardos e mais gentis. Também os velhos não lhes davam sossego.

Os amantes respondiam por seus amados menores de idade perante a sociedade (imputava-se aos amantes a boa ou má opinião que se concebia dos meninos que haviam tomado para amar).  Por exemplo, em um exercício de luta, o garoto que estava perdendo deixou escapar da boca um grito que lhe revelou a coragem frouxa e falida. Imediatamente seu amante foi multado pelas autoridades.

Até as mulheres honestas e virtuosas também podiam amar suas meninas.

Os amados ou amadas podiam ser compartilhados entre os amantes, sem sentimento de posse ou ciúme. Ao contrário, era isso um começo de mútua amizade entre os que amavam no mesmo lugar; e procuravam juntos [os diversos amantes] por todos os meios de que podiam dispor, fazer que o menino que amavam em comum fosse o mais gentil e o melhor condicionado de todos os outros.

(Plutarco, As vidas dos homens ilustres. A vida de Licurgo. Os trechos em itálico são transcrições literais da tradução).

Nenhum comentário: