terça-feira, 5 de novembro de 2013

o erro, a mea culpa, a insônia e lewis carroll

Por pândega (meu pai adorava dizer isso) fiz um teste de vocabulário na internet. (em: http://www.interney.net/testes/teste001.php) O teste consiste em acertar o significado de 30 palavras. Fiz, crente que era moleza. Mas errei. 4 palavras - 2 delas difíceis e outras 2 ridículas de fáceis. Mesmo assim fui elogiado na mensagem que acompanhava o resultado:

Parabéns! Você está acima da média e prova com isso que é uma pessoa amante da literatura e que domina muito bem a língua portuguesa. Pessoas como você se expressam bem em qualquer meio e não têm praticamente dificuldade alguma em entender textos considerados eruditos. Continue praticando. Quem sabe um dia você não se torna um filólogo?

Divulguei o resultado nas redes sociais. E me arrependi. Eram erros imperdoáveis para alguém autonomeado escritor. Era dar a cara à tapa, admitir publicamente a fragilidade, a ignorância assim, para deus e o mundo para os 40 e poucos amigos, os 3 seguidores, por brincadeira, falta do que fazer?

Porém era tarde para excluir a postagem. Em poucos minutos havia meia dúzia de curtidas e 2 comentários. O jeito era assumir.

...

Dormi mal por causa e do possível escárnio do público. Por causa das 4 palavras : hálux, enxu (as difíceis); carcaça, compilação (as fáceis). Tive pesadelos. Prestes a amanhecer e eu não conseguia grudar os olhos. Até que veio o insight: na forma de uma das epígrafes apostas na Rapunzel, meu primeiro livro. Diálogo entre Humpty Dumpty e Alice:

 - Quando uso uma palavra - disse Humpty Dumpty em tom de escarninho - ela significa exatamente aquilo que eu quero que signifique... nem mais nem menos.
 - A questão - ponderou Alice - é saber se o senhor pode fazer as palavras dizerem coisas diferentes.
 - A questão - replicou Humpty Dumpty - é saber quem manda. É só isso.
 
Só então eu descansei. Juntei as pestanas, como também dizia meu pai. Sob os auspícios do definitivo (e doido) Humpty Dumpty. Que provavelmente tem mais o que fazer além de se preocupar com o que os outros pensam de si ou responder testes de conhecimento vocabular online.

Nenhum comentário: