terça-feira, 9 de agosto de 2011

16 regras para produzir colagens com satisfação

1. Abra o navegador em algum programa de pesquisa. Por exemplo, o Google. Escolha a opção "imagens" e digite a palavra no campo "pesquisar".

2. A palavra? a primeira que vier. Em qualquer idioma. Pois o que virá será só imagem mesmo. Sem necessidade de tradução. Qualquer palavra. Poética, técnica, científica. Adjetivo, substantivo, verbo. Na fase avançada poderão ser utilizadas também expressões idiomáticas.

3. Se for místico, espírita, acreditar em energias mentais, psicanálise, subconsciente, inconsciente coletivo, ancestralidade ou algo semelhante, antes de digitar a palavra, repita sete vezes dada dada dada dada dada dada dada. Mentalizando Arp, Man Ray, Tzara ou Kurt Schwitters. Se não ajudar, não atrapalhará.

4. Hoje, por exemplo, digitei "instructions". 7.700.000 resultados em 0.6 segundos. Não se assuste. É humanamente impossível ver tudo. Na 3a. página rolada você se cansará. E já terá escolhido as melhores.

5. Prepare-se para ver de tudo. Laranjas na tag "paisagem". Mulher gorda na tag "aeroplano". Caveiras na tag "swimming". Pode não vir nada interessante. Como é de conhecimento público, 70% da internet é lixo. Por isso a importância da escolha da palavra. Ou da mentalização descrita no item 3. Assim funciona o acaso.

6. Tudo é relativo. Não se deixe levar pelo preconceito. Do lixo da internet também surgirão imagens inusitadas.

7. Utilize os filtros disponíveis. Selecione "imagens grandes". São melhores para recortar. Ou são de boa qualidade estética (isso existe?) - sites científicos, pornográficos, fotógrafos da moda, papéis de parede - ou muito ruins - de gente que não tem noção de upload. Em ambos os casos prepare-se para surpresas.

8. Arraste ou copie a imagem para uma pasta de visualização fácil. Ver todas as imagens no desktop, mesmo que em ícones pequenos é quase o mesmo que escolher o melhor pedaço de foto entre as revistas velhas espalhadas no chão.

9. Escolha muitas imagens. De categorias, formas, cores, assuntos variados. De preferência bem díspares. 

10. Aprenda a usar as ferramentas básicas do programa de tratamento de imagens: recortar, aumentar, diminuir, distorcer, intensificar, suavizar cores, inverter, transformar colorido em p & b. Eu amo o Photoshop.

11. Cuidado com as ferramentas complexas. Aqueles recursos artísticos de gosto duvidoso - mosaico, craquelê, aquarela, creion, oil pastels. A colagem pode ficar séria demais. Ou pretensiosa. Ou brega.

12. Tenha bom senso quanto aos direitos de autor. Principalmente se for publicar. Copiar é feio. Transformar, rever, reler, referenciar, reverenciar é outra história. Lembre-se que no século passado já recortaram os bigodes de Salvador Dali e colaram na Mona Lisa.

13. Salve o trabalho sempre. Mesmo antes de concluir. Dá vontade de morrer quando o computador trava antes de você finalizar a melhor colagem da noite.

14. Não se contente com os resultados. Faça várias. Publique as melhores. Guarde as fraquinhas para trabalhar em outra hora. Ou simplesmente delete. E recomece do 1.

15. Faça como eu digo. Não faça como eu faço. Eu só não publico o execrável.

16. Não leve a sério demais. Não exija coerência. Perfeição. Afinal, você trabalha com o aleatório. Volte no tempo. Avance. Deixe-se levar pelo lúdico. Divirta-se. Antes de tudo.