segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sobre o coelho

Trechos de e-mail para M, que escreve coisas novas:

Deus pra mim não existe, aprendi ainda criança. Apesar da família oficial católica, o pai marxista apaixonado. E a mãe insensível aos apelos papais. Ele morreu sem se confessar. Ela tornou-se espírita.

Por falar em deus, comecei a assistir ontem Anticristo, de Lars Von Triers. Não vi quando estreou, eu estava deprimido, era melhor deixar passar ao largo. Lindo e contundente o pedaço que vi. Mas dormi. Depois, pesadelos.

Acordei cedo, peguei a estrada engarrafada. 75 minutos pra andar 35 km. Ouvindo a rádio MEC dessintonizada, o programa Áurea Música. Vivaldi, Musorgski. Nem vi o tempo passar.

Ouvir música é o arremedo de conversar com o deus de M. Me faz sentir apaziguado. Clarice já tinha dito isso.

.....

Um coelho branco, de orelhas rosadas e olhos vermelhos pasta no terreno baldio em frente a porta da minha casa provisória. Coelhão fugido de algum viveiro próximo, coelhão que fatalmente virará comida de cachorro, comida de coruja. Penso no Coelho de Lewis Carroll: é tarde! é tarde! Fecho os olhos e enxergo o buraco onde Alice caiu. Parecido com a toca da raposa, no filme de Triers. O coelhão fica parado do outro lado da cerca, de olho nas couves, nos alfaces, nos tomates-cereja inacessíveis. Contenta-se com o mato esturricado do lote vazio. Morro de curiosidade de saber como ele mantém o pelo tão macio, tão branco, sem um carrapicho,  nessa aridez, nessa poeira, nessa secura do cerrado.

.....

Pouco a dizer. Espreguiçar. Tomar café. Talvez fumar. Cantarolar Cazuza, pedir ao deus de M (!) que me dê paciência e coragem. Alegria para percorrer mais esse dia.

.....

PS: um lindo filme de amor no Cine Brasília. Bertolucci, o Assédio (em inglês: Besieged; em italiano: L'Assedio). Às 19 h.

Nenhum comentário: