quinta-feira, 29 de março de 2012

diário gerúndio

veraneando no convés do tumbeiro. destrinchando a genealogia dos candomblés. desbravando intrincamentos orais & bibliografia básica. despachando na pedra da baleia & ressurgindo no dique do tororó. mergulhando na penumbra do passado quase-recente. evitando quizilas & contradições & leituras preconceituosas. chochando das próprias vaidades. adquirindo vocabulário.

...

suprindo autocarências & ausências alheias com a medida do possível. golpeando à socapa. me ausentando para balanço. deturpando sentimentos. rebobinando relatos antigos. detonando o príncipe & cochilando no divã. tensionando os vértices do triângulo isósceles até a corda arrebentar do lado do mais fraco. tecendo histórias sobre omissões. fingindo não ser comigo. 

...

registrando a vida no jângal. ouvindo o tchibum da capivara & o pequeno-almoço das curicacas. aspirando o perfume das damas-da-noite. presidindo o acasalamento das palomitas salvajes. oferecendo ceia ao gato branco de olhos castanhos. desarmando arapucas. pastoreando o gadinho de um touro só. chapinhando no paul. banhando a cadela & evitando a turma dos platelmintos.

...

superando a timidez. estabelecendo metas socioculturais. arreganhando os dentes à guisa de sorriso. relatando episódios pitorescos. floreando os picarescos. visitando mostras & instalações & congêneres. pedindo autógrafos. fotografando com pin-ups cinquentenárias das artes visuais & flertando com a nova & novíssima geração. ouvindo as canções que o roberto fez pra mim.

Nenhum comentário: