quarta-feira, 20 de março de 2013

bizarrice e morbidez após longo período sem escrever

2.
Apesar de dormirem mais de 8 horas por dia, os chineses acordam fatigados. Devido à grande pressão no trabalho. Chineses do Sul e do Leste dormem mais que chineses das outras regiões. Chineses casados dormem menos que os solteiros. A grande maioria dos chineses ronca. Pela razão de dormirem de barriga para cima.

5.
Tenho dormido mal. Dores pelo corpo, sonhos ruins, luminosidade, barulhos, calor, chuva, pernilongos, inseticida, sede - tudo é motivo para acordar. Hoje, por exemplo, abri os olhos às 5 da manhã, com arrepios e a nítida sensação de que havia alguém envolto em luz esbranquiçada me observando pelo vidro, do lado de fora, na varanda.

1.
Exumaram os cadáveres da família real brasileira. Constataram que, ao contrário do que se pensava, Dona Leopoldina não fraturou a perna ou muito menos morreu em decorrência da queda das escadarias da Quinta da Boa Vista, causada do empurrão que lhe deu o marido Dom Pedro I, em uma das constantes e violentas brigas de casal.

O cadáver de Dona Leopoldina surpreendeu os pesquisadores por seu perfeito estado de conservação. Nossa rainha foi enterrada com as mesmas roupas da coroação.

3.
Vi certa vez um cadáver excepcionalmente conservado. Era Santa Maria Adelaide. Ficava deitadinha em um caixão de vidro, do mesmo jeito que Branca de Neve, em uma vila próxima ao Porto, ao norte de Portugal. Vestia um vestido amarelo-claro, tinha as unhas pintadas, as bochechas rosadas, alguns cabelos soltando do couro cabeludo, a pele como se fosse de gesso, e um arranhão no rosto, causado por um fanático que, em êxtase divino, quebrou o vidro para acordar a santa.

4.
Sonhei com uma cova profunda e larga, em forma de quadrado, escavada em terra vermelha, seca e muito solta. Era o enterro do tio Leco, irmão do meu avô.

Tio Leco perdeu o antebraço, abaixo do cotovelo, em algum acidente que não me lembro mais. Era careca, a pele muito vermelha manchada e se divertia em me assustar com o cotoco. Sempre que vejo salames e mortadelas no supermercado eu me lembro do tio Leco.


Nenhum comentário: