sábado, 9 de março de 2013

curiosidades do mundo antigo: rômulo, remo e a fundação de roma (epílogo e conclusão)

O assassinato de Rômulo. De: Makers of History - Romulus, By J. Abbot.
(www.gutenberg.org)
O divórcio era proibido às mulheres romanas. No entanto, o marido tinha licença para largar a esposa por qualquer motivo. Se a mulher envenenasse os filhos, falsificasse chaves ou cometesse adultério, era abandonada na rua da amargura, com a roupa do corpo. Falsificar chaves? plagiando o gaulês Asterix, esses romanos eram muito esquisitos.

...

Finda a guerra, Rômulo compartilhou o governo de Roma com Tácio, rei dos sabinos. Tudo ia bem. Até ocorrer um incidente internacional: o assassinato de diplomatas laurentinos. Culparam Tácio. Pura armação. Como bom político, Rômulo fez cara de paisagem. Instigou a vingança dos parentes dos embaixadores. Que mataram Tácio e deixaram o caminho livre para que ele assumisse de novo, sozinho, o pedaço.

...

À medida em que o poder crescia, Rômulo tornava-se mais e mais presunçoso, soberbo, odioso e tirânico. Aquilo tomava proporções incontroláveis. A ponto dos senadores intervirem. 

...

A morte de Rômulo é envolta em mistério. Simplesmente sumiu. Existem pelo menos 3 versões. A primeira é sem-graça. A segunda, mórbida. A terceira, fantástica:

1. Os senadores aproveitaram um descuido da guarda pessoal. Enquanto Rômulo banhava-se, afogaram-no no rio Tibre. Amarraram uma pedra ao corpo para que afundasse.

2. Enquanto fazia um sacrifício no templo de Vulcano, os senadores se precipitaram juntos sobre ele. Após esquartejarem o corpo, cada qual levou um pedaço dentro da dobra da própria túnica.

3. Rômulo discursava ao povo em um local chamado Brejo da Cabra. Subitamente o tempo virou. Começou uma ventania. O sol escureceu. O dia virou noite. As trevas não foram doces nem tranquilas, antes houve trovões horríveis, ventos impetuosos e borrascas de todos os lados, que fizeram sumir o poviléu.

Quando a tempestade passou e o dia ficou de novo claro, o poviléu reuniu-se para ouvir o fim do discurso. Mas Rômulo tinha sumido. O poviléu ficou indócil. Exigiu explicações. Os senadores então inventaram que Rômulo tinha sido visto vagando pelas redondezas, maior e mais belo, [...] vestido de branco com armaduras claras e luzentes como fogo. Mandara um recado: que o poviléu se acalmasse, porque ele tinha cumprido sua missão e se aposentaria, mudando-se para junto dos deuses. Não é que o poviléu acreditou?

...

Plutarco acha essa história de mortal morar com os deuses conversa pra boi dormir. Cita versos de Píndaro:

O corpo morre, certamente:
Viva fica a alma, tão somente,
Como sinal de eternidade.

Em seguida, discorre sobre o tema. Transcrevo um trecho:

[A alma] veio do céu e para lá retorna, não com o corpo, mas antes quando, mais distanciada e separada do corpo, está nítida e santa, nada mais possuindo da carne. [cita Heráclito:] A alma seca é a melhor alma, que se evola fora do corpo, nem mais nem menos que o raio fora da nuvem; mas aquela que se destempera com o corpo, cheia de paixões corporais, é como um vapor grosseiro, pesado e tenebroso, que não pode inflamar nem elevar. Portanto, não há necessidade de querer, contra a natureza, enviar ao céu os corpos dos homens virtuosos, juntamente com as almas; mas é preciso estimar e crer firmemente que suas virtudes e suas almas, segundo a natureza e segundo a justiça dos deuses, os tornam, de homens, santos; e de santos, semideuses; [...] estando livres de toda possibilidade e de toda mortalidade, tornam-se, não por nenhuma ordenança civil, mas em verdade e segundo razão verossímil, deuses completos e perfeitos.

...

Conclusão:

De Roma viemos nós, os latinos. Nossos avôs Rômulo e Remo nasceram de um caralho voador que, por artimanhas femininas, engravidou uma serva ao invés da filha do rei. Foram abandonados, amamentados por uma loba e criados por uma prostituta. Lideraram uma gangue de adolescentes de rua. Por disputa de poder, Rômulo trapaceou e assassinou o próprio irmão. Junto com a galera da adolescência, promovida a fundadores do império, raptou as mulheres dos vizinhos gente-boa. Fez acordos vantajosos, muita demagogia e poucos escrúpulos para alcançar objetivos: mais trapaças, mais assassinatos, mais agrados ao povo. Teve o destino dos tiranos: assassinado à traição. Seguido de endeusamento popular.

Não fica mais fácil entender o mundo em que vivemos?

Nenhum comentário: