terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

nota explicativa sobre os círculos do inferno (para o diário gerúndio)

http://www.rossovenexiano.com/

O primeiro círculo do inferno, chamado Limbo, é habitado por aqueles que não foram batizados e os que nasceram antes de Cristo. Do segundo ao quinto círculo habitam aqueles que cometeram pecados sem culpa. No segundo círculo, os luxuriosos. No terceiro, Cérbero espanca os gulosos jogados na lama sob uma chuva incandescente. No quarto, os avaros e os pródigos empurram pesos enormes como castigo. O quinto círculo é banhado pelo rio Estige, de sangue fervente. Dentro do rio são castigados os irados.

No sexto círculo está a cidade de Dite, onde são queimados os hereges, em tumbas desprovidas de tampas. O três vales do sétimo círculo são habitados pelos culpados por violência. No primeiro estão os homicidas; no segundo os suicidas; e no terceiro os violentos contra Deus.

No oitavo círculo ou Malebolge, estão os fraudulentos. É dividido em dez fossos, ligados por meio de pontes. Em cada fosso habitam os diversos tipos de fraudulentos: sedutores, aduladores, simoníacos, adivinhos, corruptos, hipócritas, ladrões do sagrado, maus conselheiros, semeadores da discórdia e alquimistas.

No nono círculo são punidos os traidores. Este círculo é dividido em quatro esferas: a Caína, Antenora, Ptoloméia e Judeca. Na última está Lúcifer, aprisionado da cintura para baixo, com grandiosas asas e três cabeças, cada boca mastigando os traidores Judas, Brutus e Cássio.

Nenhum comentário: