terça-feira, 23 de novembro de 2010

O pato que queria ser o Tio Patinhas


Era uma vez um pato. Um pato pobre. O sonho do pato era ser muito rico. Rico como o Tio Patinhas.

Para ser o Tio Patinhas o pato até vestiria o jaquetão vermelho ridículo. O cinto preto de fivela larga. As polainas. A cartola. Morreria de medo dos irmãos-metralha levarem-lhe a moedinha nº 1. Cercar-se-ia de sobrinhos-urubus interesseiros, que só esperavam a herança. Qualquer coisa. O pato não via desvantagens em ser o Tio Patinhas.

Só que para ser rico era necessário ser, antes de tudo, inteligente. Esperto. Ousado. Atirado. Oportunista. O pato não era nada disso. Era apenas um pato.

Se fosse rico o pato construiria uma piscina. Igual à do Tio Patinhas. Nadaria em dinheiro. Tudo bem, seria nojento, incômodo, o cheiro deveria ser horrível, dinheiro passa de mão em mão, é cheiro de bactérias, dinheiro é sujo, dinheiro é isso, dinheiro é aquilo. Não importava. Para o pato, dinheiro era bom. E quanto mais, melhor.

Se fosse rico o pato andaria de limusine. Helicóptero. Jatinho. Submarino. Mandaria e desmandaria. Investiria na bolsa. Negociaria poços de petróleo. Abraçaria causas humanitárias. Sonegaria impostos. Teria o que quisesse. Na hora que quisesse.

Contrataria um mordomo chamado Garnett. Alfaiate. Barbeiro. Chapeleiro. Dama de companhia. Estagiário. Faxineira. Geriatra. Homeopata. Intérprete. Jardineiro. Lavadeira. Nutricionista. Ourives. Personal Trainer. Quiropata. Relações Públicas. Segurança. Tradutor. Urologista. Vidente. Webdesigner. Xerife. Zelador. De A a Z, tirando o K e o Y.

Mesmo sem ter nada de seu, o pato repetia para quem quisesse ouvir: pagaria o que estivesse ao alcance para ser o Tio Patinhas. Nem que fosse por um dia. Um dia não. Uma semana.

Já pensou passar o dia no shopping? Comprar o que lhe desse na telha? objetos com a letra “c”? Carro. Cafeteira. Creme. Celular. Computador. Cristais. Chocolate. Caviar. Colônia. Chantili. Cigarreira. Frequentar os melhores restaurantes só para comer só pratos começados com “f”? Foundi. Frapê. Fromage. Focaccia. Faisão. Framboesa.

Uma semana não, um mês. Para viajar na primeira classe. Fechar os olhos e apontar o mapa-múndi: Montevidéu. Miami. London. Taiwan. Pirâmides do Egito. Palácio de Versalhes. Caribe. Esqui nos Alpes. Ser recebido pelo papa no Vaticano. Tomar caipirinha no terraço do Copacabana Palace. Assim por diante.

O pato apregoava em alto e bom tom: dinheiro traz felicidade sim. Pato sem noção. De Política. De História. De Economia. De Sociologia.

Continua no próximo post

Nenhum comentário: