quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

curiosidades do mundo antigo - homens ilustres - publícola


Publícola significa "o amado do povo". Esse foi o codinome dado a Marco Valério, general e cônsul do Império Romano, por seis vezes, a partir de 350 a.C.

Foi uma leitura desatenta. Sabe quando você lê parágrafos e parágrafos e lá pela metade da próxima página percebe que não entendeu patavina do escrito? pois é. Assim foi a leitura da vida do ilustre Publícola. Eu só me lembro que o texto é uma sucessão de malabarismos políticos. Como pano de fundo, uma Roma beirando ao caos. Vivia-se um período de efervescência política e insatisfação popular e de terror. Tipo barril de pólvora com pavio curto. Tiranos revezavam-se no poder. Incêndios, traições, assassinatos. Foi Valério Publícola quem colocou ordem no barraco.

Nem uma fofoca, nem uma excentricidade. Tão sem-graça era a vida de Publícola que nem retrato tinha no livro. Só os acima: o de Vitélio, o tirano que deixou arder o templo de Júpiter Capitolino (o maior e o mais importante de Roma à época) e o de Vespasiano, que o mandou reconstruir.

Assim terminamos o primeiro volume. Quem abre o segundo é Temístocles, gerneral responsável por tornar a cidade de Atenas na maior potência naval do mundo helênico.

Nenhum comentário: