domingo, 26 de janeiro de 2014

do fim de semana


Passei os últimos dias resgatando material para organizar um portfólio. Revirando caixas, ressuscitando lembranças, relendo cartas, bilhetes, separando fotografias e negativos, espirrando com a poeira e os ácaros dos recortes de jornal, encontrando catálogos de exposições caídas no poço sem fundo do esquecimento, me surpreendendo, alegrando, assustando, angustiando. Sensação de imobilidade diante da papelada: os tantos caminhos bem ou mal trilhados, os projetos e ideias abortados, originalidades ao lado de mediocridades, etc. Enfim, colocando em xeque (ou em evidência) quase 35 anos de existência artística.

...

Tenho mania de guardar convites e folderes de exposições, catálogos, impressos em geral com design interessante, cartões postais, etc - em caixas de papelão de modelos e formatos diversos. Na organização da papelada referida no parágrafo acima (sob o olhar atento da gata Zildinha), consegui esvaziar uma velha caixa de sapatos. Pois que a bichana ficou louca com a caixa. Pulou para dentro dela e aninhou-se, toda feliz. Permaneceu horas ali, como seria talvez o da volta ao útero da mãe-gata.

Lição do dia: tudo a ver o chavão: saber encontrar prazer nas coisas simples que aparecem na vida.

...

O horóscopo do período disse que viverei nos próximos dias uma fase de serenidade nas escolhas, de tranquilidade e certeza na tomada de decisões para o futuro a médio e longo prazo. E boas perspectivas na área amorosa.

...

Sim, são dias de produzir. Apesar do "emperro" na montagem do portfólio, hoje eu me superei no que se refere a trabalhos físicos. Substituí as telhas quebradas do telhado, remanescentes do serviço mal feito do último pedreiro. Depois, fragmentei as sobras com uma marreta, para encher os buracos do jardim.

Constatei que o sótão está tomado por morcegos e outros insetos. Providência para a primeira hora da segunda-feira: consultar o especialista da loja de produtos agrícolas sobre a melhor forma de acabar com os mamíferos voadores aninhados sobre a minha cabeça.

...

Me sentindo emocionalmente imaturo. Quase idiota, para melhor expressar. Como no texto antigo misturado com a música do Mautner: um vampiro velho e babão sugando gota a gota a jugular da juventude.

...

Projetos para 2014: voltar a pintar; fazer curso de marcenaria; recuperar/revitalizar os móveis velhos da casa; comprar uma bicicleta e cadeiras razoáveis para a mesa de jantar; publicar um livro-objeto só com imagens e fotografias; conseguir uma máquina fotográfica decente; voltar a escrever; participar de editais e concursos literários; ser mais social; produzir trabalhos interessantes alheios; perder as gordurinhas da barriga e cintura; reivindicar direitos; ler mais; propor um novo trabalho cenográfico para quem quiser; quem sabe atravessar de novo o oceano; quem sabe conhecer um lugar exótico; quem sabe bem acompanhado; quem sabe como a mocinha ou o mocinho de qualquer volume da Biblioteca das Moças.

Um comentário:

Clarissa disse...

Vou torcer para que seus projetos se concretizem...posso participar de algum? Bjo, Clarissa.