terça-feira, 16 de abril de 2013

avós (7)

Do lado paterno eu conheci 3 bisavós. E toda a parentada. Quando meu irmão caçula foi levado para ser batizado em uma cidade chamada Carneirinhos.

...

O bisavô João era filho do sinhô e da sinhá de escravos da história anterior. Era casado pela segunda vez com Dona Mariana, que não era minha bisavó, pois meu avô Olindo era o primogênito do primeiro casamento.

...

Reais ou projeções misturadas, não importa, as lembranças que tenho da bisavó Mariquinha e de bisavô Pai-Totó (pais de Mãetiana, minha avó paterna) são muito nítidas. Encarnavam o arquétipo do casal de caipiras nos filmes de Mazzaropi.

 ...

Moravam em uma casa grande, na roça. A casa foi construída de forma a acompanhar o aclive de um morro. Por isso, um lado era suspenso por pilares de madeira. No vão formado sob a casa dormiam porcos, cabritos, galinhas, cachorros sarnentos, máquinas agrícolas e uma bicicleta enferrujada. Foi onde peguei carrapatos e o meu primeiro bicho-de-pé.

...

Tenho até hoje uma manta de linho, com bainha em em bico de renda, bordada por bisavó Mariquinha, para ser usada no meu batizado.



Nenhum comentário: