terça-feira, 6 de maio de 2014

a enciclopédia

Imagem do verbete: Jardim, Reinaldo - na Delta Larousse recuperada. 1970.
Quase me esquecia: o projeto novo tem a ver com enciclopédia. Aquela coleção de livrões pesados, grandes, que geralmente ficava na prateleira da estante acima da TV, que continham em verbetes de A a Z todo o conhecimento humano antes da internet e do Google, de onde a gente copiava a maior parte dos trabalhos escolares.

Pois é. Herdei involuntariamente duas delas quando mudei para a atual casa: uma Delta Larousse em 12 volumes e uma Larousse Cultural, 20 volumes. O que fazer com elas? Doar? só se fosse para reciclagem, uma vez que foram recusadas pelas bibliotecas públicas consultadas. Deu pena, guardei. A Larousse Cultural que estava em melhor forma foi para a estante. A Delta, muito detonada, foi encaixotada e guardada de qualquer jeito no quartinho de tralhas.

Acordei hoje incorporado no bicho-arrumadeiro. Tirei os volumes da caixa, limpei com pano seco um a um. O volume do fundo estava em pior estado. Páginas coladas pela umidade e muito mofo. Coloquei-o no sol. Desgrudei folha a folha, com muito cuidado. 1 hora ou 2 de trabalho braçal. Enquanto descolava e limpava as folhas, todo o projeto do livro novo que estava bloqueado no pensamento veio fluindo, definindo-se, se esclarecendo, junto com as lembranças e a leitura de um verbete ou outro, quase intacto ou semi-encoberto pelo mofo preto do esquecimento.

Nenhum comentário: