quinta-feira, 27 de setembro de 2012

sem título

hoje de manhã eu preenchi duas páginas da agenda com os afazeres. uns imediatos, como por exemplo, engraxar os sapatos e escolher meias novas para qualquer eventualidade. outros diáfanos e abstratos e tão longínquos como elevar o espírito e sublimar os desejos da carne.

...

dirijo aos trancos, desatento. sonolento por causa da noite em claro vendo filmes de terror. eu me perco nos retornos, nas entradas, abaixo da velocidade média da pista. no momento seguinte, eufórico, acelero além do limite permitido e canto alto com o rádio do carro, descabelado, os vidros abertos.

...

durante o dia eu me ocupo de banalidades. procuro documentos no meio da papelada. jogo cartas comigo mesmo e perco sempre. folheio o velho romance para moças. para não pensar na ausência, no esvaziamento de qualquer sentido da morte que à noite ronda.

...

tramito na fronteira. em constante estado gerúndio. como um zumbido contínuo em baixa frequência.

...

desinfecto as mãos com álcool gel. toco-lhe de leve a mão inchada. falo com ela superficialidades: do telefonema às 2 da manhã. da discussão com o síndico. do prêmio que ainda não ganharemos. do jantar com os figurões da política. depois pergunto ao médico, o clichê: é grave, doutor?

...

chove. hoje li um conto, quase sonho, sobre mãe, irmãos, rio e pai distante. eu tenho sonhado sonhos intensos. ontem mesmo eram cômodos que eu não imaginava existirem na casa. acordei com os olhos pesados. como se levasse um óbolo em cada pálpebra.

3 comentários:

Klotz disse...

Ontem seu livro foi nos apresentado pelo Marco Antunes, professor da oficna do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados.
(toda semana ele apresenta um livro novo recém publicado. Lemos um capítulo como aperitivo e compra e lê quem se sentiu provocado)

Lemos Mariazinha e discutimos em conjunto.
O resumo é que você escreve muito bem, navega por temas dificílimos sem agredir ou cair na baixaria. Parabéns.

Em tempo, eu já conhecia seu bom trabalho.
Abraços,

Mike disse...

É incrível e inspirador o modo como você domina as palavras!

Gladstone disse...

Agradecido pelos elogios, Klotz e Mike!