segunda-feira, 14 de março de 2011

Costa

Como? Se eu prefiro praia ou montanha? Ah, só pode ser uma pegadinha! A pessoa passa a vida inteira se preparando, estudando, lendo arte, filosofia, literatura, psicologia, religião e cai uma pergunta dessa? Bem que me avisaram. A essa altura do campeonato... Pode me dar 30 segundos? Para eu reorganizar as ideias. Não? Realmente, por essa eu não esperava. Bem, para uma pergunta imbecil, uma resposta idiota. Vamos lá. Bem, há poucos dias, antes da convocação, eu recebi um e-mail. Sabe aquele amigo que te manda e-mail todo dia? sobre câncer provocado por adoçante. Sobre as 100 vantagens de se beber água. Aquele filminho que demora horas para abrir e quando abre trava seu computador. Aqueles e-mails que a gente deleta sem nem ler. Bem, por sorte esse eu não deletei. Vai me servir agora. Realmente o e-mail é perfeito para a ocasião. Bem, vou resumir porque se não não dá tempo. É sobre um cara aposentado. O cara morava na serra. É, na montanha. Estava empolgado para morar na praia. Por que na serra – na montanha – chovia, tinha nebilina, deslizamento e coisa-e-tal. A senhora conhece algum aposentado que não queira morar na praia? Bem, começa com o cara vendendo a casa da serra. Certo, da montanha. Bem, o cara procura apartamento na praia. Fecha negócio, apartamento com sacada, de frente pro mar. O cara se muda. Pleno verão, sol, calor, mulherada na areia, agenda diária de aposentado, caminhada, sesta, cervejinha, buraco, barco inflável. Com o passar dos dias o cara se enturma com a vizinhança, a maioria também de aposentados. Terminando o verão, os problemas do cara começam. Primeiro manda envidraçar a varanda por causa da ventania. O cara não consegue pôr o barco na água, por causa do mau-tempo. Por falta do que fazer, o cara passa a frequentar o bingo. O inverno piora, o cara para de caminhar. Ou seja, mais tempo no boteco. A barriga só crescendo. A mulher do cara doida para voltar, com medo de tsunami. Bem, lá pra novembro o cara já virou alcoólatra. Quase se divorcia. Vende o apartamento para outro aposentado, e voltando para a serra - para a montanha -, de onde nunca deveria ter saído. Eu, quando me aposentar? A senhora está brincando comigo?

Nenhum comentário: