quarta-feira, 2 de março de 2011

Amadeu

... infelizmente ... a memória só os pedaços ...  pior que o corpo ...  o corpo não é nada minha filha ... um homem na minha idade precisa de desafios ... senão é só invólucro ... palavras cruzadas ... ler? ... vou te confessar uma coisa minha filha ... enxergar? eu leio até bula de remédio ... o problema é a concentração ... nenhuma ... idade para ser duas vezes seu avô ... a vida é sobreviver ao momento ... superar a adversidade ... existe adversidade maior que a velhice? ... a morte ... a depauperação dos sentidos ... o desaparecimento ... bem que eu queria ... mas não consigo acreditar ... finitude minha filha ... finitude ... não vê? ... descobriram até o fim do universo! ... na minha idade ... sim ... há pouco tempo eu entendi ... você acredita? ... viver quase um século para compreender uma frase boba? ... um homem é o que ele é por dentro ... não com essas palavras minha filha ... filósofo era papai ... 9 filhos vivos ... hoje em dia é diferente ... imagina um homem criar sozinho 9 filhos? ... criar e formar ... até freira ... e eu? ... papai morreu feliz ... filhos ... netos ... com 95! ... a casa cheia ... Dadinha ... Ção ... Memé ... Madrinha ... e Graça ... eu era o caçula minha filha ... Madrinha porque foi ela quem me criou ... papai deu duro ... Memé ... coitadinha ... tão avoada ...  papai sofreu com Memé ... porque eu estou aqui? ... vou te dizer uma coisa minha filha ... eu já fiz de tudo um pouco ... filhos? ... nenhum ... não ... eu nunca quis me casar ... a vida ... por incrível que pareça ... pelo menos hoje ... é ... na minha idade ... não devo satisfações a ninguém ... solidão? ... a do homem minha filha ... a do ser humano ... eu não te falei do desafio? ... eu conheço o meu lugar minha filha ... o mundo é dos jovens ... força de vontade não me falta ... isso aqui? ... ninharia ... não entenda mal ... ninharia em comparação com o que eu já vivi ... sou um homem vivido minha filha ... e não um saco de batatas ... papai ... você não vê? ... acabou meu tempo? ... e eu não falei nenhuma palavra sobre a integridade? ... ê cabeça ... posso tirar outra ficha?

Nenhum comentário: