sábado, 29 de janeiro de 2011

Geraldo


Se eu mudaria alguma coisa na minha vida? Se só me restassem mais 5 anos? Difícil essa. Se fossem 5 dias era mais fácil. Não sei. Veja bem. Em 5 anos acontece muita coisa. Não é por acaso que essa pergunta caiu para mim. O acaso não existe. Já ouviu falar em conspiração universal? Não? É só jogar no Google: conspiracão do universo. Você encontra milhares de textos. Tudo é interligado - desde um cocô de formiga até a explosão de uma anã branca. Não é demais? Tem a ver também com efeito borboleta. Não sabe? Sim. A teoria inspirou o filme. Muito bom. Muito interessante. O deslocar do ar provocado pelo bater das asas de uma borboleta na floresta amazônica provoca uma nevasca em Londres, uma cheia no rio Ganges, um iceberg despregar-se na Groenlândia. Você acha que depois de pensar assim a vida não toma outro rumo? Saber que por mais insignificante, você é peça fundamental? Que sem você o universo se desequilibra? Que não adianta buscar, que só aparecerá alguém na sua vida na hora certa? Que as pessoas são parte do movimento do Universo? Uns chamam isso de Destino. De Deus. De Ciência. Não! É pura filosofia. Puro pensamento. Claro. Tem o outro lado da moeda. Claro. É. Eu também sei. Desequilibrar para reequilibrar de nova forma em seguida. O tempo todo. Indefinidamente. É a dinâmica do universo. Viu a conspiracão? A pergunta era sobre o tempo. Sobre o que eu mudaria na vida se só me restassem 5 dias. 5 anos. E eu falei sobre conspiração do universo. Sobre efeito borboleta. Até sobre Deus. E cheguei onde? Nele. No tempo. Entendeu agora? A resposta certa por linhas tortas. Não entendeu? Nada. É. Eu não faria nada. Ou, melhor, eu reagiria aos impulsos do universo. Ser mais objetivo? Certo. Tem um filósofo que diz: a afirmação pode se originar da negação. A recíproca também é verdadeira. Ao afirmar ele poderia negar. E anular a própria afirmação, não é incrível isso? Já se passaram 4 minutos? Então. Eu me negaria a mudar. Nem que me restassem só 5 meses. 5 dias. 5 horas. Pois certamente algo me mudaria. Então. Para concluir. Devolvo a pergunta: o que você faria se te dissessem que é tudo sonho? Ilusão? Não precisa responder. É para pensar. Obrigado. Posso fumar?